Bebidas quentes causam câncer de esôfago

 

Café, leite, chimarrão e chá, quando ingeridos em temperaturas acima de 65°C, podem causar câncer de esôfago. O alerta é da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), e vale para qualquer bebida nessas condições. 

 

Segundo Bruno Heringer, oncologista e coordenador do Santa Rosa Onco, explica: “A bebida quente pode causar lesão na mucosa do esôfago. Quando há ainda uma combinação de outros fatores, como tabagismo e etilismo, o risco aumenta ainda mais”.

 

O conselho, então, é que quem tem o hábito de consumir bebidas muito quentes frequentemente, procure um médico para fazer avaliação e exames preventivos. “Diversos municípios de Mato Grosso são formados por imigrantes e descendentes de pessoas que vieram do Sul e trouxeram junto o hábito do chimarrão, que foi adotado até por quem não é sulista. Não é preciso abolir o costume, apenas esperar alguns minutos para que a temperatura da água diminua”, afirma.

 

O câncer de esôfago é o sexto mais comum entre os homens da Região Sul, e nestes estados a incidência é até cinco vezes maior do que no resto do país. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), só em 2016 estima-se que serão registrados 7950 novos casos em homens e 2860 em mulheres. 

 

Link-Matéria: http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?noticia=bebidas-quentes-causam-cancer-de-esofago-veja-como-se-prevenir&id=11302

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CACCC

Central de Apoio às Casas de Crianças com Câncer

CNPJ: 22.476.607/0001-85

Contato (11) 3224-2990

Whats App (11) 96858-2990

contato@alegriadeviver.org.br