Bebidas quentes causam câncer de esôfago



Café, leite, chimarrão e chá, quando ingeridos em temperaturas acima de 65°C, podem causar câncer de esôfago. O alerta é da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), e vale para qualquer bebida nessas condições.


Segundo Bruno Heringer, oncologista e coordenador do Santa Rosa Onco, explica: “A bebida quente pode causar lesão na mucosa do esôfago. Quando há ainda uma combinação de outros fatores, como tabagismo e etilismo, o risco aumenta ainda mais”.


O conselho, então, é que quem tem o hábito de consumir bebidas muito quentes frequentemente, procure um médico para fazer avaliação e exames preventivos. “Diversos municípios de Mato Grosso são formados por imigrantes e descendentes de pessoas que vieram do Sul e trouxeram junto o hábito do chimarrão, que foi adotado até por quem não é sulista. Não é preciso abolir o costume, apenas esperar alguns minutos para que a temperatura da água diminua”, afirma.


O câncer de esôfago é o sexto mais comum entre os homens da Região Sul, e nestes estados a incidência é até cinco vezes maior do que no resto do país. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), só em 2016 estima-se que serão registrados 7950 novos casos em homens e 2860 em mulheres.


Link-Matéria: http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?noticia=bebidas-quentes-causam-cancer-de-esofago-veja-como-se-prevenir&id=11302


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CACCC

Central de Apoio às Casas de Crianças com Câncer

CNPJ: 22.476.607/0001-85

Contato (11) 3224-2990

Whats App (11) 96858-2990

contato@alegriadeviver.org.br